Separador top

 

 

 

Oacv lamenta o falecimento do decano da advocacia Felisberto Vieira Lopes

A Ordem dos Advogados de Cabo Verde manifesta profundo pesar pela morte do decano e ilustre advogado Dr. Felisberto Vieira Lopes.

 

Faleceu hoje, dia 03 de abril de 2020 o Advogado Vieira Lopes.

Ele era o modelo de inspiração da juventude de Santa Catarina dos finais dos anos sessenta. Era um inimigo feroz do colonialismo e lutou como pôde contra a ditadura de Salazar/Marcelo Caetano. Defendeu em tribunais a maior parte dos presos políticos na época da ditadura colonialista. Também teve problemas com o regime de partido único, depois da independência de Cabo Verde, chegando a deixar o país no início dos anos oitenta, por discordância com o sistema criado para o exercício de advocacia. Recorda um colega dizendo que "Lembro-me que muitas vezes ele dizia-me que não ia inscrever-se no IPAJ porque não era funcionário do Estado.

Quando eu era Procurador da República, uma vez quis dar-lhe boleia no carro do Estado, da antiga vila de Assomada para a Cabeça Carreira (Achada Falcão) onde residia o pai e alguns irmãos, ele recusou-se, alegando que não andava no carro de partido único. Criticou duramente, o sistema de repartição de deputados à Nação, estabelecido nas primeiras eleições em CV livre do colonialismo. Achava que a ilha de Santiago tinha ficado duramente penalizado em termos proporcionais. Chegou mesmo a publicar essas críticas em edições policopiadas.

Era um homem muito corajoso! Lembro-me dele quando era estudante de direito e em que muitas vezes via-o a amanhecer ao cimo duma colina que chamamos Monte Tiro, para começar a estudar ao raiar do dia. Pois não havia eletricidade na zona e à noite a tarefa de estudar só podia ser levada a cabo à luz de candeeiro que era alimentada a petróleo. A melhor hora para se estudar na altura, era no crepúsculo até o sol se aquecer. Por agora é o que lhe posso avançar."

O Senhor Bastonário, Dr. Hernâni de Oliveira Soares, em representação da classe dos advogados e o Conselho Superior manifestam o seu mais profundo pesar pelo falecimento do senhor advogado, e apresentam sentidas condolências à Família.

Infelizmente a situação que vivemos derivado ao estado de emergência causado pelo COVID-19 não permitirá aos Colegas prestarem uma última homenagem ao Dr. Vieira Lopes nas cerimónias fúnebres.

 

 

  

 

All rights reserved 2017. Designed and Developed by iDE!A.